Montadora de automóveis lança campanha: “Vem pra rua que a rua é a maior arquibancada do Brasil.”

Sem entrar no mérito se é oportunidade ou emboscada, gostaria de comentar o fato de termos nas ações de marketing esportivo no Brasil uma característica bem peculiar ao dia a dia dos brasileiros: fazer tudo de última hora!

Aí vejo um conflito grave. Se investir em esporte é algo que demanda continuidade, tempo, ativação dentre outros, porque as marcas patrocinadoras demoram tanto em iniciar suas ações de ativação? Será que acham que com um ou dois meses de antecedência vão atingir todos os objetivos e fazer com que os consumidores se lembrem, admirem, desejem e comprem os seus produtos?

Difícil, muito difícil, pois a construção da equação acima é diretamente proporcional ao decurso do tempo, ou seja, quanto mais tempo melhor e maior é o resultado.

Não é à toa que nos EUA as marcas tem o esporte alinhado em sua comunicação ad eternum, inclusive, faz parte do DNA de muitas marcas.

Nesta linha, muito mais importante que o poder de polícia para evitar o uso da oportunidade ou emboscada, É O PODER DE AÇÃO.

Os patrocinadores precisam agir com maior antecedência, aproveitar o conteúdo que compraram para gerar relevância e diferencial para suas marcas.

Essa é a grande proteção!

Como consequência desses espaços deixados, temos a pulverização da mente dos consumidores que, por sua vez, estão cada dia mais bombardeados e atordoados com tanta informação.

Aí, quando os resultados das pesquisas chegam e algumas surpresas aparecem não adianta chorar ou, pior, dizer que investir no esporte não dá resultado!!

No final das contas, no caso acima, só resta dizer que a oportunidade e a emboscada é tão morta quanto a Inês do famoso ditato popular!

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s