Tóquio 2020! Uma mensagem do COI?

toquio 2020

Ontem, Tóquio foi escolhida como a cidade sede das Olimpíadas de 2020. Será sede pela segunda vez na história moderna. Sem entrar no mérito dos motivos técnicos que levaram a cidade a essa vitória, gostaria de analisar e provocar o raciocínio para algo mais subjetivo, mais analítico.

De cara levando a bola para uma possível mensagem do COI ao Rio de Janeiro. Ora, Madrid vinha para sua terceira tentativa, cidade famosa, rica, européia. Istambul corria mesmo por fora, mas com seus encantos e problemas. Tóquio também corria risco, como correm seus habitantes, pois vivem cerca de 250 Km de uma bomba relógio que é a usina de Fukushima.

Então, como devem ter pensado os 97 membros do COI?

Novamente, tirando a parte técnica, acredito que pensaram muito em duas palavrinhas: economia e estabilidade politico-social. Madrid como toda grande cidade européia está atolada em problemas econômicos, ainda mais sendo uma cidade da Espanha, um dos países que mais sofre o impacto da crise. Além disso, os países colonizadores também sofrem de problemas sociais, fruto de suas políticas exploratórias do passado.

A Turquia vive turbulência politico-social, com recentes protestos violentos, sem falar da crise econômica também. Uma equação perigosa, uma vez que o COI tem experimentado esse problema na preparação para os jogos Rio 2016.

É, pois é, acredito que o que acontece no Brasil hoje tenha sido uma sombra para cada uma dos membros do COI na eleição de ontem. Há alguns dias foi divulgado na imprensa brasileira um relatório secreto do COI onde os jogos do RIO estariam em risco por conta dos atrasos, da economia e da questão politico-social que vivemos.

Nesta linha, acredito que escolher Tóquio seria sim o melhor caminho. Mesmo considerando que será a terceira Olimpíada em seis, cujo fuso horário é péssimo para os Estados Unidos, país onde as Olimpíadas é algo, de fato, relevante, em todos os aspectos: para o povo, para os atletas, para o governo e para as empresas. Mas mesmo assim Tóquio venceu.

Aí está a mensagem que acredito ter chagado para nós, dando uma passadinho do outro lado do mundo antes. E digo mais, pensando no negócio Olimpíadas, em sua tradição, em sua marca e valor, será muito ruim que ela aconteça em um país que não cumpre o que promete, onde a violência e destempero das manifestações é evidente.

Sou otimista, acredito que faremos os jogos de 2016, que serão maravilhosos, mas não teremos o tão propagado legado social e esportivo que se espera. Mas, seguramente, o COI nos deu um grande aviso, muito mais pela derrota de Madrid e Istambul do que com a vitória de Tóquio, até porque, todos sabem e reconhecem a capacidade de realização e, acima de tudo, a credibilidade do povo japonês.

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s